top of page
Buscar
  • Foto do escritormariabeatrizgfreit

A escola de massas ainda é uma realidade?

“A escola de massas, onde um professor ensina ao mesmo tempo e no mesmo lugar dezenas de alunos, nasceu com a revolução industrial, mas chegou ao século XXI. Em dois séculos, mudaram os estudantes, mudou a sociedade e mudou o mercado de trabalho. Quando mudará a escola? Crianças sentadas em fila, olhando para a frente. Mãos cruzadas em cima da mesa, numa postura inerte. A secretária do professor fica no extremo esquerdo da sala de aula. Não está a ensinar. Os alunos têm uns capacetes de metal, ligados por uns cabos eléctricos a uma máquina onde o professor coloca uns livros. A função desse aparelho, compreende-se pela imagem, é a de extrair a informação dos manuais e introduzi-la directamente nos cérebros dos jovens, através da transmissão da energia eléctrica. Foi assim que os ilustradores franceses Jean Marc Cotê e Villemard imaginaram e retrataram a escola do ano 2000, num postal que era parte de uma série produzida para a Exposição Universal de Paris, em 1900. (…) aquilo que faz mesmo falta na escola é uma componente mais prática. Sugere, por exemplo, que o horário da tarde fosse ocupado com workshops de fotografia, desporto, artes... Quanto ao ensino das disciplinas, deveriam ser incentivados outros métodos para além do "decorar, decorar, decorar". (…) A revista Economist, num artigo da sua edição de 29 de Junho, Education technology, mostrava-se optimista relativamente à possibilidade de a Internet ser, por fim, capaz de fazer aquilo que a escola massificada nunca conseguiu - adequar-se às necessidades individuais de cada aluno.”

https://www.publico.pt/2013/09/01/jornal/quando-a-escola-deixar-de-ser-uma-fabrica-de-alunos-27008265



A escola de massas surgiu com a revolução industrial e apesar de algumas evoluções, ainda está muito presente na educação, seja pela disposição das mesas nas salas de aula ou pela utilização do toque que nos leva para a ideia de fábrica, mas principalmente por estar muito ligada a memorização de conteúdos que, como refere a noticia, são introduzidos “diretamente nos cérebros dos jovens”, o que só é positivo para a aprendizagem a curto prazo, ou seja, por exemplo para os testes. Assim sendo, é importante que haja um avanço tecnológico na área da educação porque as aulas tornar-se-ão mais ilustrativas, interativas, práticas e adequadas as características de cada aluno, o que só irá contribuir para alunos mais empenhados, positivos e felizes.




https://www.google.pt/search?q=escola+de+massas&tbm=isch&tbs=rimg:CVWf8S90x6uwIjjh6Uc4g2mImljX4ZHuBKC1RXNq0Nkuqb6TpIuv6-rCxCDc2oXPTtOQjRUWVMFBifYgRkH486NHeCoSCeHpRziDaYiaEe_1-fb_1mFEq-KhIJWNfhke4EoLURHux2QntbddQqEglFc2rQ2S6pvhEos9NpfrxhOyoSCZOki6_1r6sLEEYrRucf8Vaz8KhIJINzahc9O05ARaJ8Chd25jeIqEgmNFRZUwUGJ9hGqGos52wncpioSCSBGQfjzo0d4EYbYENiqCF4e&tbo=u&sa=X&ved=0ahUKEwjottuCl9vZAhUR2KQKHQAkD8oQ9C8IGQ&biw=1366&bih=652&dpr=1#imgrc=VZ_xL3THq7B6xM


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page